VEJA VÍDEO Lula passa do ponto ao afirmar que profissão de político é a mais honesta e comparar com servidores concursados
O ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva tinha todo o direito de se indignar, como, aliás, qualquer cidadão pela acusação de ser o comandante do esquema de propinagem no País. É até possível que os integrantes da Lava Jato tenham passado do ponto em suas declarações e adjetivações com relação ao petista. Cabe a interpretação de cada um.
Mas, vamos combinar, afirmar que os políticos têm a profissão mais honesta e ainda comparar com os funcionários públicos concursados foi um pouco demais. Como se desconhecesse que os políticos da atual safra são responsáveis pelo descalabro vigente no País. Foi além da imaginação. Um golpe de retórica que mais parece um tiro pela culatra, para manter, digamos, o mesmo nível.
Tudo bem, que Lula, esperto como é, talvez tenha mirado agradar a classe política e, quem sabe, até jogar os políticos contra o Judiciário ou, mais especialmente, os integrantes da Lava Jato, integrada por jovens concursados, entre juízes, procuradores e policiais federais. Lula sabe como muitos políticos estão na mira das investigações e tudo que mais gostariam era o fim da Lava Jato.
Mas, foi um pouco demais. Se essas declarações fossem dadas por qualquer outro político, com certeza estaria no cadafalso, condenado às penas do linchamento público. Fica a impressão que Lula está perdendo o senso de realidade e jogando no fio da navalha. Parece não estar mais plantado com os pés no chão.
Bem, enquanto tem respaldo, a estratégia pode dar mais ou menos certo. Mas, e quando não tiver mais uma rede de proteção embaixo para amparar seu salto do trapézio?
Confira o vídeo com seu pronunciamento sobre honestidade da profissão de político…