Maranhão anuncia aparelhamento do Dnocs para realizar obras de combate à seca no lugar do Governo do Estado
O senador Zé Maranhão anunciou, nesta quinta (dia 22), que o ministro Hélder Barbalho (Integração Nacional), a aquisição de cinco novas perfuratrizes, afora outros equipamentos, para melhor aparelhar o Dnocs, no sentido de adotar ações de combate à seca no Estado. O próprio coordenador do Dnocs, Alberto Gomes Batista, anunciou a compra dos equipamentos.
Segundo ele, com as novas perfuratrizes, será possível “minimizar e muito os efeitos da estiagem, nas regiões mais afetadas pela estiagem, com a perfuração de poços artesianos”. Maranhão pontuou que o Dnocs, na gestão do presidente Michel Temer, “retomar seu papel de protagonismo, em ações de enfretamento à seca, que não vinha tendo nos últimos tempos”.
A priorização do Dnocs como instrumento oficial nas obras de combate à estiagem gerou, inclusive, críticas do governador Ricardo Coutinho, que vinha administrando os recursos federais, através do Governo do Estado. Mas, para o Governo Federal a aplicação desses recursos, em alguns Estados, vinha apresentando distorções, com o uso eleitoreiro em detrimento do interesse coletivo.