Comando da PM abafa tiro disparado contra cidadão por policiais em Sapé
O assunto vem sendo tratado com o máximo sigilo dentro das fileiras da Polícia Militar. O episódio ocorreu em Sapé, quando uma pessoa ultrapassou os limites de uma barreira policial, e foi alvejada pela artilharia de PMs. Até onde se pode apurar, a vítima foi socorrida, mas o Comando da corporação não abriu inquérito policial para apurar responsabilidades, uma vez que a pessoa estava desarmada. O caso foi abafado.
O fato causou revolta em setores da PM, porque o coronel Euller, comandante da corporação, decidiu encaminhar inquérito para punir policiais que participaram, ano passado, das manifestações em favor do pagamento da chamada PEC 300. Pelo que circula dentro do quartéis, o comandante segue orientação expressa do governador Ricardo Coutinho, que considerou o protesto uma afronta ao seu Governo.
Outros episódios ocorreram, nos últimos dias, que tornaram o clima ainda pior na corporação. Um deles foi a decisão de despromover cerca de 200 cabos e soldados, depois de terem sido promovidos. O outro foi com relação aos critérios adotados pelo Comando para promoção dos tenentes-coronéis, sem seguir a lista de mérito. E, mais recentemente, a decisão de abrir inquérito com os policiais que defenderam a PEC 300.