Vital critica Governo RC: “É uma vergonha a Paraíba estar isolada do País pela aftosa”
O senador Vital Filho criticou, em Brasília, a falta de ações do Governo Ricardo Coutinho para evitar que a Paraíba ficasse isolada, em relação aos demais Estados brasileiros, por causa da aftosa: “É uma vergonha para todos nós paraibanos e motivo de muita preocupação para os nossos pecuaristas, que ficam impedidos de comercializar seus rebanhos. Tudo porque o Governo do Estado não fez o dever de casa.”
Segundo o parlamentar, “a Paraíba (e também o Rio Grande do Norte) está isolada no Nordeste já que todos os outros Estados que fazem divisa conosco não permitirão a entrada de nossos animais. Ressalto a importância de uma comissão para investigar e cobrar do Governo do Estado uma solução urgente, pois nossos pecuaristas já estão sofrendo com a seca e não precisam de mais essa problemática”.
Quem concorda com o parlamentar peemedebista é Mário Borba, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa): “Os maiores prejudicados são os criadores paraibanos, que veem seu rebanho bovino, que segundo dados do IBGE já chegam há 1,244 milhão de animais, totalmente isolados das divisas de Estados como Pernambuco e Ceará.” Na verdade, para os demais Estados do País.
Há poucos dias, inclusive, o governador Eduardo Campos mandou fechar a fronteira de Pernambuco com a Paraíba, para o trânsito de animais. Impedidos de comercializar seu gado, muitos pecuaristas paraibanos vão começar a enfrentar graves prejuízos, pois, como se sabe, em período de estiagem prolongada (como ocorre agora) eles costumam vender parte do rebanho até o retorno das chuvas, quando repoem o plantel.
Todo o problema foi criado, segundo lembrou Vital, devido à falta de planejamento do Governo do Estado: “Diferente dos outros Estados que iniciarão neste mês os exames sorológicos, a Paraíba ainda não conseguiu cumprir todas as exigências do Ministério da Agricultura para partir para esta etapa na busca pela classificação como zona livre da febre aftosa, o que é lastimável.”
Nos últimos dias, alguns deputados, dentre eles Gervásio Maia e André Gadelha, vêm cobraram esclarecimentos do secretário Marenilson Batista (Agricultura), sobre os motivos que levaram a Paraíba a não cumprir as exigências sanitárias do Ministério da Agricultura. Maia, inclusive, protocolou convocação para o secretário ir à Assembleia. Até o momento, o Governo não se posicionou sobre o assunto.