Ex-ministro de Hitler dizia que “uma mentira repetida mil vezes vira verdade”. Vai funcionar com o governador?
É atribuída a Paul Joseph Goebbels, famoso ex-ministro da Propaganda, de Hitler, a máxima de que “uma mentira repetida mil vezes vira uma verdade”. Uma semana depois das eleições de 2 de outubro, eis que o governador Ricardo Coutinho ainda insiste na repetição do bordão de que venceu o pleito, porque elegeu 53 prefeitos. E diz sem nem pestanejar.
Talvez não vire uma verdade, mas há entre seus seguidores quem acredite. Ora, realmente o PSB do governador elegeu 53 prefeitos, mas qual o PIB eleitoral de seus municípios? Somados todos os seus votos talvez não alcancem a votação que o prefeito Luciano Cartaxo obteve na Capital, acima de 222 mil sufrágios.
A verdade é que o governador perdeu e feio as eleições, de Cabedelo a Cajazeiras. Aliás, no eixo da BR-230, a espinha dorsal do eleitorado paraibano, só ganhou em Sousa. E perdeu em outros colégios importantes como Guarabira e Monteiro. Foi talvez a maior derrota que um governador sofreu na história recente da Paraíba.
Mas, para tentar encobrir a derrota acachapante, inclusive simbolicamente a partir de João Pessoa, RC vem com essa falácia tipo Goebbels de que venceu em 53 municípios. Na verdade, praticamente todos os candidatos que tiveram o governador em seu palanque perderam. Foi quase como uma maldição. Sua proximidade foi como uma zika.
Cabia ao governador, neste momento, em vez de ficar tentando iludir as pessoas e também se iludir, buscar compreender o que levou o eleitorado paraibano a votar contra seus aliados. Até para evitar novas derrotas no futuro. A arrogância só agrava o estado clínico de seu prestígio político. Mas, talvez seja pedir demais, já que sabidamente o governador não tem o DNA da humildade.