Diretas Já: Associação dos Magistrados promove eleição simulada para presidente do TJ
O tribunal de Justiça da Paraíba elege, agora em novembro, seu novo presidente. A disputa é acirrada e já há pelo menos quatro candidatos: os desembargadores José Aurélio da Cruz, Fred Coutinho, João Alves da Silva e Leandro dos Santos. Com chances de surgirem mais candidatos. Para aferir a temperatura da disputa a Associação dos Magistrados da Paraíba decidiu realizar uma eleição direta simulada.
“A iniciativa tem o intuito de conscientizar a magistratura paraibana da necessidade das eleições diretas e da importância da democratização do Judiciário estadual”, explicou o juiz Horácio Melo, presidente da AMPB. A eleição simulada está programada para o dia 10 de novembro, das 10h às 16h, em urnas disponíveis em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.
Todos os juízes do Estado poderão votar. “Com isso, vamos ampliar o debate democrático, considerando que esta é uma luta histórica da categoria: participar do processo decisório de escolha do Presidente do seu Tribunal. A consulta ainda procura alertar para a importância da aprovação da proposta de Emenda à Constituição 187/2012, que prevê eleições diretas nos tribunais”, completa o presidente da AMPB.
A simulada faz parte de uma mobilização da categoria, no sentido de que seja implantada eleição direta para eleição de presidente e demais membros da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça. Um movimento que, inclusive, ganha corpo nacionalmente. O resultado da consulta será entregue ao atual presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, e divulgado entre os associados.
Mais em https://goo.gl/KeE7fd