Paraíba ultrapassa 64% de gastos com pessoal e descumpre Lei de Responsabilidade Fiscal, noticia O Globo
A Paraíba volta ao noticiário nacional. Reportagem do jornal O Globo confirma o que o Tesouro Nacional já havia sinalizado, há poucos dias, quando estabeleceu o rebaixamento da nota do Estado de B- para C+, por descontrole nas contas públicas, especialmente no quesito de gastos com pessoal. O rebaixamento impede o Estado de contrair novos empréstimos.
Segundo o Ministério da Fazenda, a Paraíba compromete hoje 64,44% da chamada Receita Corrente Líquida com a folha, o que equivale a aproximadamente R$ 5,16 bilhões. No ranking publicado pelo jornal com os Estados que mais gastam proporcionalmente com pessoa, a Paraíba surge em 4º lugar, atrás apenas de Minas Gerais (78%), Mato Grosso do Sul (73,49%) e Rio Grande do Sul (70,62%).
O governador Ricardo Coutinho, como se sabe, solicitou audiência ao presidente Temer, para tentar reverter o rebaixamento da nota do Estado. A audiência, cercada de polêmica, ainda não foi marcada.
Mas, técnicos do Tesouro Nacional, ouvidos por O Globo, disse que a “União também está com problemas para fechar suas contas e que transferir recursos ou dar aval do Tesouro Nacional a mais empréstimos para governadores sem condições financeiras é prejudicar o global em detrimento de alguns”.
Mais em https://goo.gl/L45uUa