Gato escaldado… Maranhão nega nova aliança com RC: “O governador está no Olimpo, lugar onde moram só os deuses”
Gato escaldado tem medo de água fria, diz o ditado popular. É o que aparentemente está acontecendo com o senador Zé Maranhão em relação ao governador Ricardo Coutinho. Maranhão, como se sabe, levou o PMDB a apoiar RC nas eleições de 2004 (prefeito de João Pessoa), 2008 (reeleição) e em 2014 (reeleição do Governo do Estado).
Mas, pelo visto, nunca recebeu o devido reconhecimento. Há poucos dias, alguns deputados ricardistas, como Hervásio Bezerra, chegaram a insinuar que poderia haver uma aliança entre RC e Maranhão para 2018. O próprio governador enviou emissários ao senador, para dizer que ele poderá ser o seu candidato a governador, se topar o acordo.
Maranhão negou qualquer tipo de reaproximação com Ricardo Coutinho e até chegou a ironizar: “O governador está no Olimpo, lugar onde moram os deuses na cultura grega, como eu não frequento o Olimpo e Ricardo não desce a planície dos mortais, então nada aconteceu (em relação a uma reaproximação política).”
Nas eleições deste ano, o governador chegou a criticar duramente o PMDB, por se recusar a manter uma aliança com o PSB e apoiar sua candidata Cida Ramos. Maranhão preferiu a parceria em torno da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo, indicando o deputado Manuel Júnior para a vice. Ato contínuo, RC demitiu todos os peemedebistas de seu Governo.
“Foi o PMDB que, no segundo turno do pleito de 2014, assegurou a reeleição do governador (Ricardo Coutinho), mas ele nunca entendeu assim, e não conferiu ao PMDB o espaço que o partido mereceu, porque faz parte de seu estilo não conferir aos aliados o devido valor”, afirmou o senador, antes de se afastar de sua gestão.
(com blog de Marcone Ferreira.com)