Deputada convoca superintendente do Detran pra explicar na Assembleia mudança de empresa que travou venda de carros na PB
Tem gerado intensa repercussão no Estado a decisão do Governo do Estado, através do Detran, mudar a empresa responsável pelo gravame (emissão de alienação fiduciária) em veículos financiados. A decisão travou o mercado de automóveis na Paraíba, uma vez que 85% das vendas é por financiamento. Um cenário que pode gerar milhares de demissões.
Diante das informações desencontradas e suspeitas levantadas em meio à queda de braço entre Governo, Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e o mercado de automóveis, a deputada Camila Toscano decidiu convocar o superintendente do Detran, Agamenon Vieira, para ir até a Assembleia explicar toda a operação de mudança da empresa e suas consequências.
“Precisamos de explicações sobre esse grave problema que vem gerando prejuízos para os consumidores, empresas e para o próprio Governo, que deixa de arrecadar. Para se ter ideia, em uma semana com as vendas paradas, o prejuízo já chega a R$ 18 milhões. Queremos uma solução definitiva para este problema, pois não se faz uma mudança dessa sem a segurança que o sistema irá funcionar”, justificou.
O caso – Como se sabe, o Detran substituiu a Cetip, detentora do Sistema Nacional de Gravames, pela Bunkerteck, que possui sistema próprio e restrito aos registros na Paraíba. Desde então, as instituições financeiras se recusam a financiar veículos. Os bancos alegam que sem o sistema integrado, não há garantias de que o carro a ser financiado não tem restrições em outros estados.