Paraíba segue “com as contas na UTI”, diz a Exame
O noticiário nacional volta a destacar a Paraíba, por seu desequilíbrio financeiro. Segundo a Revista Exame, o Estado consta no ranking dos que estão literalmente “com as contas na UTI”. Diz a reportagem que “14 estados (entre os quais a Paraíba) agonizam financeiramente e devem anunciar estado de calamidade caso não recebam auxílio emergencial da União”.
Diz a reportagem: “Seis estados – Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Goiás e Rio de Janeiro – estão acima do limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A legislação destaca que essas despesas não podem ultrapassar 60% da receita corrente líquida… Paraíba, Goiás e Rio de Janeiro têm comprometimento entre 60% e 65%.”
Na Paraíba, o governador tem insistido que está com as contas equilibradas, mesmo depois do Ministério da Fazenda, ter rebaixado a nota de B- para C+, inviabilizando legalmente o aval do Tesouro Nacional para o Estado contrair novos empréstimos. O governador insiste em mais recurso da chama repatriação, que já destinou R$ 187 milhões à Paraíba.
Durante reunião com os governadores de 24 Estados, ontem (dia 22), em Brasília, o presidente Temer aceitou dividir com os Estados as multas amealhadas com a repatriação de dólares, o que importa em cerca de R$ 5,2 bilhões.
Mais em https://goo.gl/ZbwmOy