Senado aprova projeto de Cássio para revitalizar o setor leiteiro da Paraíba
O Senado Federal acaba de aprovar projeto de lei do senador licenciado Cássio Cunha Lima, que aumenta o limite de venda de leite dos produtores para o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Com a sua aprovação do PLS 186/2015, o limite vai a 150 litros de leite diariamente. “O aumento vai viabilizar economicamente o setor leiteiro”, diz o tucano.
“É nítido o esvaziamento da produção leiteira e o principal motivo é a falta de incentivo para a produção e da falta de garantia de um preço mínimo que viabilize a cadeia produtiva do leite”, argumentou Cássio, lembrando que o atual limite imposto pelo PPA, de R$ 4 mil por semestre, inviabiliza totalmente a produção leiteira por desestimular o produtor.
O aumento da cota diária, segundo o senador, “voltará a viabilizar a produção leiteira, principalmente no semiárido nordestino”. Quando ele foi governador da Paraíba, o Estado distribuía 120 mil litros de leite, sendo quase 20 mil litros de leite de cabra, comprados diariamente e de forma direta, entre os 5.5 mil pequenos produtores de todas as regiões do Estado cadastrados no Programa Leite da Paraíba.
Com o estabelecimento dos novos limites, o tucano tem a expectativa de recuperação do setor leiteiro na Paraíba: “Chegamos a ser, por exemplo, os maiores produtores de leite de cabra do País no auge do Programa Leite da Paraíba e podemos retomar essa cadeia produtiva que fixa com dignidade as famílias no campo, gera emprego e auxilia na alimentação das nossas famílias mais carentes.”
O programa, como se sabe, foi desativado pelo governador Ricardo Coutinho.
Cássio está licenciado do Senado e só deve retomar suas atividades parlamentares no início do próximo ano. Deca vem exercendo a senatória no período de licença de Cássio.