Governador e comandante-geral anunciam concurso público para Polícia Militar… no Rio Grande do Norte
A Polícia Militar deve ganhar mais pelo menos 1.800 soldados nos próximos meses. O governador acaba de anunciar a realização de concurso público para promover o aumento do efetivo e enfrentar a violência no Estado. A informação foi, inclusive, confirmada pelo comandante-geral da PM, entendendo que sem mais soldados não será possível enfrentar a bandidagem.
Mas, calma. Isso não vai acontecer na Paraíba. Será no vizinho Rio Grande do Norte. Quem anunciou foi o governador… Robinson Farias (PSD) e quem confirmou a informação foi o Coronel Dancleiton. Na Paraíba, bem, na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho jura que os índices de violência estão caindo e o Coronel Euller, comandante-geral da PM, segue a sua orientação.
Enquanto isso, o Estado deve fechar o mês de dezembro com o registro de mais de 100 assaltos a bancos, a maioria deles com uso de explosões. O número de homicídios deve ultrapassar a marca dos 1,3 assassinados, conforme projeção do Conselho Nacional de Segurança. O governador, aparentemente, não vê necessidade de aumentar o efetivo. Nem o Coronel Euller.
O efetivo da Polícia Militar da Paraíba está em pouco mais de oito mil homens, quando seriam necessários pelo menos 17 mil policiais, de acordo com a legislação vigente.