Vai pro PSB? Declarações de Lira em defesa do governador desagradam e criam cisma no PMDB
Algumas declarações do senador Raimundo Lira, nos últimos dias, aumentaram as diferenças com o senador Zé Maranhão, no âmbito do PMDB. Em setembro, Lira já havia afirmado que Ricardo Coutinho é melhor governador que a Paraíba já teve nos últimos tempos. “É claro que também tivemos bons governadores, no entanto, melhor do que Ricardo até agora, nenhum”, afirmou.
Foi um recado a Maranhão, que governou o Estado em três mandatos? O partido entendeu como uma provocação. Mais recentemente, Lira passou a defender abertamente uma aliança do PMDB com o PSB do governador visando as eleições de 2018. Pelo que se comenta nos bastidores, Lira teria de Ricardo um compromisso para ser seu candidato a governador.
Mas, pelo que circula nos bastidores do partido é que Lira quer, em verdade, ser o suplente de senador de RC, como já foi de Vital do Rego, em 2010. O senador Zé Maranhão não tem polemizado a questão, mas rejeita uma recomposição com o governador, entendendo que ele sequer cumpriu o acertado com o PMDB, mesmo devendo sua reeleição ao partido, em 2014.
Lira também entrou na mira do PMDB nacional, depois que sua assessoria andou especulando que seria o candidato natural ao partido à presidência do Senado, quando já havia um acordo interno da bancada para ser o senador Eunício de Oliveira (CE). A verdade é que cenário vai ficando insalubre para Lira dentro do PMDB, e já comenta que ele pode, na verdade, estar pavimentando seu caminho na direção do PSB do governador.