Por que só seis anos depois o TCE decide que o Governo precisa demitir codificados?
Sabe o que acho, meu caro Paiakan? É muito estranho. Há seis anos, a Paraíba toda sabe que o Governo Ricardo Coutinho tem contratado os chamados servidores codificados (que recebem apenas com CPF), e somente, agora, nos derradeiros anos da gestão, o Tribunal de Contas do Estado decide acionar o governador para demitir.
Por que essa decisão não veio antes das eleições de 2014? Toda a Paraíba sabe e foi amplamente denunciado, está inclusive numa das ações que pedem a cassação do governador, como os codificados formaram um verdadeiro exercito acionado para trabalhar a reeleição de sua excelência. Mas, isso o TCE não viu naquele momento.
Durante as eleições municipais de 2016, inúmeras foram as denúncias de que, novamente, os codificados foram acionados em favor de candidatos a prefeito apoiados pelo governador. E, de forma muito curiosa, o TCE também não agiu antes das eleições, inclusive para impedir que esse exército atuasse para desequilibrar o pleito em favor de candidatos ricardistas.
E porque somente agora o conselheiro Nominando Diniz descobre que é necessário demitir? Agora, nos estertores finais do Governo? Apenas para levar intranquilidade a milhares de pessoas que foram usadas eleitoralmente e agora não têm mais utilidade? Se o Tribunal não foi capaz de agir quando era necessário, agora é absolutamente desnecessário.
E, até pelo contrário, passa a impressão, meu caro Paiakan, que está dando uma mãozinha ao governador, que recebe o salvo conduto para demitir. É como receber porte de arma para detonar os servidores codificados, e transferir a culpa para o Tribunal de Contas do Estado. Não acredito que tenha sido, mas passou a impressão de uma operação codificada.