Deputada alerta que mobilizará população se RC tentar privatizar a Cagepa
A deputada Olenka Maranhão foi a primeira a se manifestar contra a possibilidade do governador Ricardo Coutinho seguir o seu colega de Pernambuco, Eduardo Campos, que está privatizando o sistema de esgotamento sanitário da Compesa (Companhia de Águas e Esgotos) da região metropolitana de Recife e mais Goiana.
Após a notícia ter sido veiculada no Blog, a deputada Olenka afirmou: “Não podemor permitir que o Governo da Paraíba entregue a Cagepa a grupos privados”. E complementou: “Vemos que existe o risco efetivo porque, como sabemos, este Governo tem o hábito de seguir tudo que o governador de Pernambuco determina!”
Como divulgado, o governador Eduardo Campos acaba de anunciar (está no Diário Oficial de 25 de maio último) a abertura de uma licitação para privatizar o sistema envolvendo a região metropolitana de Recife e Goiana. Goiana que, por coincidência, será polo de uma industria automobilistica importante no Estado.
Pelo que está publicado em Diário Oficial, o Governo de Pernambuco vai abrir licitação para entregar, através de Parcerias Público Privadas, todo o saneamento básico de regiões mais rentáveis, em torno de Recife. Com isto, a empresa vencedora passa a administrar e cobrar pelo serviço por um prazo de 30 anos.
A deputada avisou que, se “o Governo da Paraiba seguir por este caminho, nós vamos mobilizar toda a população, para impedir que ele entregue o patrimônio, que é do povo, para grupos privados que só miram o lucro. Cadê que eles se interessam pelo sistema no interior do Estado, onde o sistema não é tão rentável?”