Cabedelo larga na frente e passa a oferecer vacina contra febre amarela
A Secretaria de Saúde de Cabedelo saiu à frente, inclusive do Governo do Estado, e está anunciando agendamento para quem precisa tomar vacina contra febre amarela. Como se sabe, nas últimas semanas, houve um surto da doença em Minas Gerais, com a ocorrência de mortes. A iniciativa visa se prevenir contra a possibilidade de registros na zona portuária.
O agendamento pode ser feito por telefone (3228.6095), e para receber a dose basta apresentar o cartão de vacinação, CPF e RG. Duas doses são suficientes para a imunização por toda a vida. Só é contraindicada para crianças menores de seus meses, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres que estão em amamentação e pessoas com tratamento contra câncer.
Febre – A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos, inclusive pelo Aedes Aegypti, e causa febre, calafrios e amarelidão nos olhos, mas também pode provocar insuficiências hepática e renal, além de outros sintomas, chegando a levar à morte.
Há muitos anos sob controle no Brasil, o vírus voltou a se manifestar e, por isso, a imunização está sendo oferecida como forma de prevenção.