O mundo todo: “Enem da Corrupção” enviado por Janot ao Supremo tem Lula, Dilma, Aécio, Maia, ministros de Temer e dez governadores
A esta altura do campeonato fica difícil saber que ficará fora da “lista de Janot”. O que tem de políticos envolvidos é uma festa. Pelo que a Imprensa tem divulgado, o procurador Rodrigo Janot incluiu praticamente todos. Pega dos ex-presidentes Lula e Dilma, aos senadores Aécio Neves, Zé Serra e Renan Calheiros e deputados de alto escalão como Rodrigo Maia, presidente da Câmara.
Haveria ainda cinco ministros de Temer e mais dez governadores. É uma fauna imensa. Impressionante o lamaçal que classe política brasileira está afundada, encharcada de corrupção, lambuzada de propinas, caixa 2 e outras traquinagens do gênero. E o cidadão assiste perplexo a todo esse espetáculo de roubalheira. É talvez o maior caso de corrupção do mundo.
Agora, o que mais causa amargura a quem acompanha a essa tragédia brasileira é a impunidade. Um levantamento realizado pelos técnicos do Supremo Tribunal Federal, onde essa bandalheira deve ser apreciada, sinaliza que o julgamento de todo o escândalo levantado pela Lava Jato deverá levar… dez anos. Ou seja, mais uma década perdida no Brasil, com a bandidagem de colarinho branco solta e agindo.
Um aperitivo – O Globo (mais em https://goo.gl/YOqyC6) publicou uma pequena parte da lista, que já um verdadeiro “Enem da corrupção”. A lista integral só deverá ser liberada se o ministro Edson Fachin (Supremo) aprovar o pedido de Janot, para quebrar o sigilo da turma. Por ora, segue um pequeno aperitivo publicado no portal G1:
- Aloysio Nunes (PSDB-SP), ministro de Relações Exteriores
- Eliseu Padilha (PMDB-RS), ministro da Casa Civil
- Moreira Franco (PMDB-RJ), ministro da Secretaria-Geral da Presidência
- Gilberto Kassab (PSD-SP), ministro de Ciência e Tecnologia
- Bruno Araújo (PSDB-PE), ministro das Cidades
- Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara
- Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado
- Edison Lobão (PMDB-MA), senador
- José Serra (PSDB-SP), senador
- Aécio Neves (PSDB-MG), senador
- Romero Jucá (PMDB-RR), senador
- Renan Calheiros (PMDB-AL), senador
Para a primeira instância da Justiça, os pedidos de inquérito são para os ex-presidentes
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Dilma Rousseff (PT)
E para os ex-ministros
- Antonio Palocci (PT)
Guido Mantega (PT)