Estudo mostra que a Paraíba tinha no final de 2015 cerca de 60 mil crianças e adolescentes fora da escola
A Paraíba tinha, no final de 2015, nada menos do que 37,5 mil adolescentes (entre 15 a 17 anos) fora da rede estadual de ensino, além de mais cerca de 22 mil na idade de quatro a 14 anos. Aproximadamente 60 mil no total. Além do mais, o Estado tem as maiores taxas de evasão escolar, superior a 13%, contra uma média nacional de 7,7% de abandono escolar.
Um cenário que parece guardar alguma relação com a quantidade de escolas fechadas na Paraíba, estimadas em mais de 300 unidades, que já provocou manifestações em várias cidades do Estado, inclusive João Pessoa. O Governo do Estado tem alegado que o fechamento das escolas é necessário, por conta da baixa quantidade de alunos por unidade.
Os dados são da ONG “Todos pela educação”, vinculada ao Instituto Airton Senna. O Brasil, segundo a ONG, tem hoje 2.486.245 crianças e jovens entre 4 e 17 anos fora da escola. Conforme os organizadores do estudo, “Apesar dos grandes avanços nos últimos dez anos, ainda enfrentam-se obstáculos para universalizar o acesso à Educação Básica”.