Gervásio sepulta CPI do Empreender e oposição decide acionar a Justiça. Mas, afinal, o que o Governo teme tanto?
O deputado Gervásio Filho, presidente da Assembleia, decidiu sepultar de vez a CPI do Empreender que tinha sido solicitada pelo ex-deputado Dinaldinho Wanderley, e que, recentemente, foi requerida sua instalação pelo deputado Tovar Correia Lima, líder da oposição. Como Dinaldinho se elegeu prefeito de Patos, Tovar requereu apenas sua instalação. E fica a indagação: mas, afinal, porque o governador Ricardo Coutinho tem tanto medo dessa CPI?
Em seu despacho, publicado no Diário do Poder Legislativo desta quinta (dia 6), Gervásio despachou em desfavor do pedido, “sem exame de mérito, pela ausência de quórum necessário para legitimar o pedido”. A decisão de Gervásio causou revolta entre os parlamentares de oposição, que decidiram recorrer à Justiça, para a Casa instalar a Comissão.
Peregrinação – Quando Dinaldinho solicitou a instalação da CPI, com número regular de assinaturas, o então presidente Adriano Galdino, usou do argumento que já havia outras três CPIs. A do Empreender seria a 4ª da fila. O que, segundo ele, é vedado pelo regimento.
O detalhe é que, nos últimos meses, as três CPIs anteriores terminaram, inclusive uma delas quanto aos problemas da telefonia no Estado. O esperado seria que a CPI do Empreender se instalasse imediatamente. Não foi o que ocorreu. Dai, o requerimento protocolado por Tovar pela sua instalação imediata. Mas, a decisão de Gervásio veio para sepultar em definitivo o pedido.