Reitor contesta governador e diz que os cortes “deixam a UEPB na lona”: “Governo precisa respeitar a lei”
O reitor Rangel Júnior (UEPB) negou, durante audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande, que a Universidade Estadual da Paraíba tenha gorduras para cortar, como afirmou o governador Ricardo Coutinho, há poucos dias, quando disse que, em vez de reclamarem do corte dos repasses do duodécimo, a Instituição deveria reduzir gastos.
“Precisamos desmitificar essa história. É mito que a UEPB tem muitos recursos para custeio e investimento, que tem gente demais e paga bem”, disse, e complementou: “Os técnicos e professores da UEPB recebem os menores salários do Brasil, ficando atrás de Estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Bahia, 55 deles pediram demissão por causa dos baixos salários”.
Contenção – Com relação às medidas de contenção de gastos, ele ressaltou que os cortes foram necessários para adequar a UEPB a atual realidade financeira: “Não foi feito outra coisa nos últimos quatro anos a não ser cortar e todos os dias temos procurado estabelecer parcerias com o Governo do Estado para o bem da Paraíba, porque o seu papel não é ser amigo ou inimigo de governador, mas defender os interesses da Universidade.”
Cortes – Rangel explicou que a “única e grande reivindicação é que Lei Orçamentária Anual de 2017 seja respeitada, afinal não há redução de receita que justifique o corte de quase R$ 27 milhões no orçamento da Universidade. Só precisa respeitar a LOA.” E historiou com o percentual repassado em março a UEPB ficou menor do que era em 2004 e deixa a situação insustentável.
Segundo ele, em 2004, a UEPB tinha direito a 2,86% da receita ordinária do Estado e este ano o percentual caiu para 2,84%: “Isso é insustentável e põe a UEPB na lona. A única coisa que estamos pedindo é que a LOA seja cumprida. Se isso acontecer, e se houver reposição, com respeito pleno a lei orçamentária, 70% da portaria publicada estabelecendo cortes é revogada.”
CONFIRA VÍDEO DO GOVERNADOR NEGANDO CORTES…