O simbolismo da presença de Enivaldo ao lado de Cartaxo em João Pessoa
Segue repercutindo a presença do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (Campina Grande), em sua passagem por João Pessoa, para participar da entrega de casas no Conjunto Nice Oliveira pelo prefeito Luciano Cartaxo. Muito mais do que suas declarações destacando a gratidão a Cartaxo, por exaltar o apoio do deputado Aguinaldo Ribeiro para a obra, ou a ingratidão do governador Ricardo Coutinho…
Que nunca destaca o apoio que recebe do deputado ou qualquer outro parlamentar em obras realizadas com recursos federais. A sua presença ao lado de Cartaxo remete para a aliança do prefeito Cartaxo com o PP, e especialmente reflete sua condição de vice do prefeito tucano Romero Rodrigues. Uma equação aparentemente intrincada, mas que pode desenhar a geografia das alianças em 2018.
Até onde a vista alcança, mas do que eventuais rusgas, as oposições estão amarradas nos laços montados em 2016. Se Cartaxo tem um vice do PMDB, Manuel Júnior, Romero tem um do PP. Uma ranhura nessas relações compromete o projeto de 2018. É esperado, por exemplo, que PMDB e PP pressionem, ainda que em meia embreagem uma composição de Cartaxo e Romero. Para que possam chegar às prefeituras.
É só um viés do imbróglio que as oposições terão pela frente até a formatação das chapas. A presença de Enivaldo (e, por trás dele, Aguinaldo Ribeiro) tem como simbolismo essa mensagem: ou estarão todos juntos em 2018, ou todos perderão.