Decisão do TRE turbina candidatura de Maranhão a prefeito
Para quem já vinha liderando as últimas pesquisas, como a mais recente do Ipespe, a candidatura do ex-governador Zé Maranhão recebeu combustível importante a partir dessa decisão do TRE, na tarde desta terça-feira. A Corte refez decisão anterior e aprovou as suas contas da campanha de 2010.
A desaprovação das contas vinha pondo dúvidas sobre o futuro de sua candidatura a prefeito de João Pessoa. Como se sabe, resolução recente do TSE determina que os candidatos com contas reprovadas em eleições anteriores estariam inelegíveis. Esse era precisamente o caso do candidato do PMDB.
Com a decisão do TRE, a candidatura de Maranhão, certamente, será turbinada. Ainda mais num cenário em que lidera (segundo as pesquisas) a corrida, inclusive à frente do tucano senador Cícero Lucena. Não quer dizer, obviamente, que é o favorito disparado para vencer a parada, mas com certeza é um indicativo.
Maranhão tem o desafio de provar, nas próximas eleições, que não é um candidato inconsistente. Afinal, nas duas últimas eleições, em que disputou o Governo do Estado, ele partiu na dianteira das pesquisas, mas foi atropelado por Cássio Cunha Lima (em 2006) e Ricardo Coutinho (agora, em 2010).