Sobrou pro TCE, Sindifisco e Imprensa: Governo RC diz que houve manipulação do listão dos codificados e vai processar responsáveis
Sobrou para o TCE, o Sindifisco e a Imprensa. Pelo menos foi que se deduziu da entrevista coletiva, concedida esta manhã (quinta, dia 25), pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e os secretários Waldson de Sousa (Planejamento) e Cláudia Veras (Saúde), sobre o listão do codificados. Os secretários acusaram a existência de manipulação dos dados fornecidos pelo TCE ao Sindifisco.
O procurador Gilberto Carneiro foi bem enfático: “Isso é fato. Essa manipulação aconteceu. Alguém manipulou esses dados para efeito de superestimar os valores e atribuir ao Governo (Ricardo Coutinho) a ideia que pessoas estavam recebendo aquém do que teriam direito a receber.” Um esquema conhecido como “gafanhotagem”, no jargão jurídico.
Gilberto, inclusive, advertiu que “os responsáveis pela manipulação dos dados serão acionados na Justiça”. Mas, não declinou quem teria cometido o ilícito.
Já Cláudia Veras afirmou que teria havia manipulação, a partir dos dados em seu poder, e disse: a folha seria de “apenas” R$ 15,6 milhões e não os R$ 23,8 milhões publicados pela mídia, a partir dos arquivos fornecidos pelo TCE ao Sindifisco.
Por seu turno, Waldson de Sousa assegurou que “não existem mais codificados no Estado” e que os servidores em questão seriam, na verdade, “prestadores de serviços que possuem contas no banco e efetivamente trabalham”.