Ministro acolhe pleito de presidente da Câmara e João Pessoa poderá ganhar seu primeiro museu
Uma das maiores deficiências culturais de João Pessoa, inclusive queixa de muitos visitantes, é o fato da cidade não ter um museu sequer. E, aparentemente, se a Capital tiver que ter um certamente virá pela Câmara Municipal. Pelo menos foi o que ficou encaminhado, em Brasília, durante périplo do presidente da Casa, Marcos Vinicius, e uma reunião com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).
Segundo Marcos Vinicius, “o Museu da Câmara é um investimento em nossa História e a Câmara tem a obrigação de ajudar a preservar a memória do nosso povo”. Marcos esteve acompanhado dos vereadores Bosquinho (PSC), Dinho (PMN) e Milanez Neto (PTB), além do deputado Aguinaldo Ribeiro, líder do Governo, e que articulou a audiência e a apresentação do pleito junto ao Governo Federal.
Durante a audiência, foi solicitada a cessão de um prédio do Governo Federal, em João Pessoa, em regime de comodato, para a instalação do Museu. “É fundamental que a terceira capital mais antiga do País tenha um museu nesses moldes, já que possuímos vários prédios públicos abandonados, inclusive no Centro Histórico da cidade”, pontuou o presidente da Câmara. O pleito foi acolhido de pronto pelo ministro Eliseu Padilha.
Ampliação – Ainda em Brasília, a comitiva foi até a Caixa Econômica Federal, onde foram recebidos pelo presidente Gilberto Occhi, que assegurou parceria da instituição financeira com Câmara de João Pessoa na ampliação do edifício sede do Legislativo pessoense.
O pleito é uma reivindicação antiga de parlamentares e servidores, que há anos se queixam da falta de espaço no prédio atual para a realização dos trabalhos de maneira adequada a uma Casa Legislativa.
Conforme projeto já existente, a proposta é a construção de 27 novos gabinetes, além de reestruturação do plenário e demais setores da Casa. Tão logo recebeu a solicitação, Occhi já determinou que a superintendência da Caixa Econômica na Paraíba tome as providências para que os recursos para a reforma e ampliação do prédio sejam disponibilizados.