Maranhão: “É engodo Governo dizer que empréstimo da Cagepa é para pagar bancos”
O ex-governador José Maranhão revelou ao Blog que é “apenas engodo as declarações do Governo de que precisa do empréstimo de R$ 150 milhões da Cagepa para liquidar dívidas com bancos privados”. Segundo Maranhão, a Cagepa poderia negociar diretamente com os bancos a redução dos juros, sem precisar fazer um novo empréstimo, o “que torna essa operaçãosuspeita”.
O peemedebista levanta dois questionamentos importantes. O primeiro: “O projeto de lei do empréstimo, ao contrário do que o Governo diz, não vincula o dinheiro ao pagamento desses empréstimo aos bancos privados. Uma vez com o dinheiro em caixa, o Governo pode fazer o que quiser com o dinheiro. É como dar um cheque em branco a esse Governo, que conhecemos a prática.”
O segundo questionamento do ex-governador diz respeito à forma como o empréstimo vem sendo celebrado: “Ora, é muito estranho que o avalista dessa operação seja o Governo do Estado e não a Cagepa. Isto quer dizer que, se a Cagepa, por alguma razão, não pagar o empréstimo, a conta vai ficar para o Governo. Isso me cheira a um processo inicial de privatização indireta da empresa.”
Maranhão insiste que “o maior problema da Cagepa ainda é de gestão”. E arremata: “Então, a empresa poderia negociar os juros de suas dívidas diretamente com os bancos privados que, evidentemente, têm interesse em negociar, talvez até em condições melhores que as oferecidas pela Caixa. Espero que os deputados saibam do cheque em branco que estão dando ao Governo.”