Servidores realizam mobilização contra o Governo dia 21 no Parque do Povo
Servidores estaduais estão programando, para o próximo dia 21 de junho, uma manifestação no Parque do Povo, em pleno Maior São João do Mundo, contra o tratamento que o Governo Ricardo Coutinho vem dispensando ao funcionalismo estadual. É uma iniciativa do Fórum de Servidores Civis e Militares.
Segundo a direção do Sintep (sindicato dos trabalhadores em educação), a mobilização também visa cobrar a aplicação dos planos de cargos, que vêm sendo descumpridos pelo Governo, e terá a participação de várias categorias de servidores civis e militares.
Segundo o coronel Francisco, do Clube dos Oficiais, a corporação anda muita insatisfeita contra o Comando da PM e as atitudes do governador Ricardo Coutinho em relação aos policiais militares: “Muitos policiais estão desestimulados com o que vem ocorrendo.”
Três episódios tornaram o clima ainda mais pesado nos quartéis. Primeiro, foi a despromoção de 200 cabos e sargentos. Segundo, a promoção de tenentes-coronéis sem critérios e, mais recente, o indiciamento dos policiais que defenderam o pagamento da PEC 300.
Os professores, em especial, estão programando uma paralisação de suas atividades, por três dias, a partir da próxima quarta-feira (dia 13), como forma de cientificar a população do que está ocorrendo. Os professores alegam que o Governo não vem pagando o piso nacional.
As deliberações foram tomadas em recente assembleia promovida pela categoria, reunindo docentes das 12 regionais de ensino do Estado. Os professores também lutam pela aprovação da MP 196, que garante os planos de cargos.