Advogado de Agra: “Se PSB realizar congresso será crime de desobediência que pode dar até prisão”
A declaração foi dada ao Blog pelo advogado Erick Montenegro, constituído pelo prefeito Luciano Agra: “Quando o presidente do partido diz que o congresso está mantido e será realizado, acho temerário. Se ele descumprir as decisões judiciais, ele poderá ser punido, inclusive até com a prisão.” Mas, Erick faz uma ressalva: “A menos, é claro, que ele consiga reverter a decisão anterior de suas liminares suspendendo o congresso.”
Os advogados do PSB impetraram embargos junto à Justiça contra essas liminares, e o julgamento final caberá ao desembargador Genésio Gomes Pereira, que terá até às 9h do domingo, quando está programado o início do congresso, para dar seu veredicto. Segundo Erick, “ao afirmar, com tanta convicção que o congresso está mantido, apesar das duas liminares, é porque está muito convicto de que o desembargador reverter essa decisão.”
Erick insiste que “realizar o congresso sem uma decisão da Justiça favorável à sua realização é um ato ilegal e temerário”. Diante desse quadro de impasse, as expectativa agora passam para as mãos do desembargador Genésio, a quem certamente caberá a última palavra quanto ao congresso. Ronaldo Barbosa está otimista: “Fizemos tudo dentro da legalidade e esperamos apenas que a Justiça seja feita, por isto acreditamos no congresso.”
Caso o congresso seja realizado, como deseja Barbosa, vai iniciar com a apresentação dos pré-candidatos, o prefeito Luciano Agra e a ex-secretária Estelizabel Bezerra, que terão 15 minutos para externarem suas razões para a disputar. Na sequência, filiados previamente inscritos poderão fazer a defesa de seus candidatos, obedecendo um revezamento entre os apoiadores de um e de outro. A final, haverá a votação dos militantes aptos.
Caso o congresso não seja realizado neste domingo, a Executiva Municipal do partido irá se reunir, extraordinariamente, ao longo da semana, para arbitrar uma nova data, obedecendo ao calendário previsto pelo estatuto partidário. Mas, poderá ocorrer em, no máximo, quinze dias.