Homenagem de agentes penitenciários a Cássio causa desconforto no governador e aliados
Militantes girassóis iniciaram um ataque em massa em redes sociais, contra uma iniciativa da (Fenaspen) Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários, de homenagear o senador Cássio Cunha Lima, na manhã desta quarta (dia 26), com um café da manhã numa casa de recepções. A homenagem foi por conta da PEC 14/2016 (Proposta de Emenda Constitucional).
A PEC dispõe sobre a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital, atribuindo aos agentes penitenciários os direitos inerentes à carreira policial. Também acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública, e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos.
Cássio explicou que sua intenção com a PEC foi, “além de igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos”. O presidente da Fenaspen, Fernando Ferreira de Anunciação disse conhecer “de perto a atuação do senador e testemunha que ele tem sido um aliado nas causas do país. Esta PEC dá uma resposta efetiva à toda a força de segurança do país”.
Conforme relato de alguns agentes penitenciários, “a homenagem causou desconforto ao governador Ricardo Coutinho, porque ele nada tem feito pela categoria e sequer implantou o plano de cargos que, há tanto tempo, vimos reivindicando, afora o fato de que os agentes da Paraíba recebem os piores salários do País, e tendo que enfrentar as humilhações que enfrentamos”.
O presidente do sindicato dos agentes penitenciários da Paraíba, Manoel Leite, lembrou que nenhum Governo “jamais fez o que o senador fez pela Paraíba que, ainda como governador, reconheceu a importância dos agentes penitenciários, quando fez concurso público para 2 mil agentes penitenciários do Estado”.
Já o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba, Marcelo Gervásio, agradeceu pelo fato de ter sido Cássio o responsável pela criação das vagas e do concurso público, que hoje são ocupadas por agentes penitenciários preparados para a função e disse que recebeu dezenas de mensagens de companheiros do sistema penitenciário que gostariam de ir evento e que, “por medo de perseguição política, não puderam participar”.
O presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Antônio Erivaldo Henrique de Sousa, parabenizou a iniciativa do senador Cássio em apresentar a PEC-14 e o seu compromisso com a segurança pública, “pelo fato de ter sido governador, Cássio conhece as necessidades da segurança pública e essa PEC será mais um divisor de águas para a segurança pública no País”.
VEJA VÍDEO DA HOMENAGEM…