MP desbarata esquema fraudulento envolvendo empresa contratada pela Prefeitura de Patos sem licitação

Caso da empresa de iluminação de Patos 27jul2017

Foi preciso uma ação do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte para que a população descobrisse que a Prefeitura de Patos, sob gestão do prefeito Dinaldinho Wanderley, tinha contratado sem licitação e por R$ 1 milhão a empresa Real Energy, envolvida num pesado esquema de fraudes milionárias, com prestadora de serviço de iluminação pública.

O detalhe é a outra empresa envolvida no esquema, a ENERTEC, coincidentemente, venceu a licitação ocorrida neste mês de julho pela Prefeitura de Patos, para realizar o mesmo serviço. Mesmo após suspeitas levantadas na Câmara pelos vereadores Ivanes Lacerda (PMDB) e Lucinha Peixoto (PCdoB), a Prefeitura tinha decidido manter o certamente e confirmou a empresa como vencedora.

Somente após tomar conhecimento das investigações do MPE do Rio Grande do Norte, o prefeito resolveu cancelar a licitação. Uma nova licitação deverá acontecer em breve. Outro detalhe é que, segundo os vereadores, “na gestão passada em Patos a iluminação pública era mantida por uma empresa da cidade com custo de um terço do valor atual gasto pelo prefeito Dinaldinho”.

Operação – O MPE/RN desencadeou na última segunda-feira (dia 24), uma grande operação para apurar fraudes milionárias envolvendo empresas prestadoras de serviço de iluminação pública para a Prefeitura Municipal de Natal (RN). A Operação Cidade Luz descobriu o desvio de mais de R$ 22 milhões dos cofres públicos para organização criminosa.

Segundo o Ministério Público, “era uma contratação reiterada de alguns serviços como a manutenção da iluminação pública da cidade, sem que nunca se concluísse a licitação, invariavelmente com esses serviços sendo prestados por empresas de Pernambuco, como se no Rio Grande do Norte e em nenhum outro estado da federação tivessem empresas com capacidade de realizar o serviço”

Nota – Na manhã desta quinta, o prefeito emitiu nota à Imprensa, informando ter rescindido o contrato com a empresa, ao tomar conhecimento das investigações.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA…

“A prefeitura municipal de Patos ficou estarrecida com a notícia publicada, na última segunda-feira (24/07), no portal do Ministério Público do Rio Grande do Norte, dando conta de que uma das empresas que participaram da licitação para a prestação de serviço de energia, em Patos, Paraíba, “estaria envolvida com processos fraudulentos na secretaria de serviços urbanos da cidade de Natal-RN, desde 2013, segundo a investigação”.

 Imediatamente ao ocorrido, e mesmo sem haver nenhum contrato assinado com a empresa investigada, o prefeito Dinaldinho Wanderley mandou anular o processo de licitação homologado na cidade de Patos e autorizou a abertura de um novo procedimento licitatório, respeitando os prazos legais.

 Vale salientar que a empresa acusada de “cartelização” pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte ganhou a licitação em Patos por ter apresentado, em tempo, toda a documentação exigida pelo certame, porém não prestou serviço algum em nossa cidade, visto que, não havia contrato assinado, autorizando o início dos trabalhos.

 Quanto à empresa de Engenharia Elétrica Real Energy LTDA,  que executava os serviços operacionais contínuos de instalações elétricas no sistema de iluminação pública, do município de Patos, abrangendo a manutenção preventiva e corretiva e por programação a instalação do sistema (software) de controle de status de componentes por PI (Ponto de Iluminação), desde janeiro de 2017, esta ganhou na modalidade dispensa, concorrendo com outras três empresas, inclusive a Eletro Laser, que é radicada aqui em Patos, por apresentar a documentação exigida e o menor preço na prestação do serviço.

 Mesmo já tendo o contrato encerrado com a Real Energy LTDA, o prefeito Dinaldinho Wanderley determinou que fossem suspensos empenhos ou restos a pagar para a referida empresa; e autorizou a abertura imediata de um processo investigativo, para ajudar no esclarecimento dos fatos, já que ela foi citada na investigação do Ministério Público do Rio Grande do Norte; além disso, determinou que a Procuradoria do Município informe ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e ao Ministério Público Estadual as medidas que já foram tomadas pela edilidade; assim como, os demais atos a serem praticados em relação ao novo processo licitatório, visto que, e principalmente, o município de Patos vai ficar sem uma empresa para prestar o serviço temporariamente.

 Por fim, confiante na elucidação dos fatos, e atento ao menor dos erros, a Prefeitura de Patos seguirá seu rumo de forma honesta, sem deixar que nada macule uma gestão pautada na responsabilidade com o erário e na probidade administrativa, que lhe foi confiada pelo povo de Patos.”