Troca de farpas incendeia redes sociais por conta do título de doutor honoris causa de Lula
Uma polêmica incendiou a Universidade Federal da Paraíba, em face do título de doutor honoris causa para o ex-presidente Lula. Começou quando o PT divulgou a concessão da honraria a Lula, durante sua vinda à Paraíba, próximo dia 26. Logo depois, o professor aposentado da UFPB Alexandre Belo publicou comentário em rede sociais, contestando o título com veemência.
Logo depois, veio a informação de que, na verdade, a solenidade havia sido convocada sem sequer o partido comunicar o caso à reitora Margareth Diniz, que estranhou a veiculação. O Instituto Lula então decidiu cancelar a solenidade, em comum acordo com a Reitoria. Então o ex-presidente do PT, Charlinton Machado, postou mensagem criticando a decisão.
A polêmica é uma das calientes nas redes sociais. Confira a postagem do professor Alexandre Belo e do ex-presidente do PT.
DE UM LADO, ALEXANDRE BELO…
“Deboche
Hoje não tem “Bom Dia” nem “Bonjour”. Após uma noite insone, intercalada de pesadelos infernais, acordei com a sensação de que a realidade havia se transformado, ela mesma, em pesadelo.
Dediquei 30 anos de minha vida à Universidade Federal da Paraíba. A Instituição patrocinou meus estudos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) na UFSC e em Toulouse/França. Quando terminei, dediquei-me integralmente a ela, tal qual um amigo fiel e respeitoso.
O impulso foi dado por Lynaldo Cavalcanti que, à época, colocou a UFPB entre as melhores e maiores IES do país, com 07 “Campi”. Tive o apoio dos reitores subsequentes e consegui desenvolver os programas de pós-graduação (stricto e lato sensu), no seu interior ou em parceria com outras instituições. Fui vice-diretor e diretor do CCJ e me aposentei ao término do meu mandato.
Ontem, soube, pelas redes sociais, que a UFPB vai conceder o título de “doutor honoris causa” a um perigoso meliante, que iniciou o processo de destruição gerencial do país e que, ao lado de outros canalhas da mesma estirpe, apoiou o movimento “bolivariano”, que levou parte da América Latina à ruína, ao descalabro e ao autoritarismo. A Venezuela representa, hoje, o final dessa crônica de uma tragédia anunciada.
Esse cara, cujo nome é sinônimo de farsa, fanatismo, corrupção e empáfia, está sendo processado e julgado pela prática de crimes de grande magnitude, que envolvem não apenas ele, mas uma quadrilha que locupletou-se avidamente nos cofres públicos, levando a Nação à pobreza, ao desemprego e à desesperança.
Agora, a UFPB, povoada de fanáticos petistas, quer reverenciar esse bandido, em afronta a todos aqueles que lutaram por seu engrandecimento. É uma atitude desrespeitosa e insana, bem como um deboche em relação à sociedade e, particularmente, à Justiça!
Choro por ti, UFPB, como já chorei pelo CCJ, entregue à sanha petista e em profunda decadência ética e acadêmica. Choro por ti, Lynaldo Cavalcanti, e pela destruição de teu sonho. Choro, enfim, por todos aqueles que se dedicaram à causa de uma grande Universidade e que são, hoje, vítimas desse desrespeito.”
DE OUTRO, CHARLINTON MACHADO…
“A UFPB terá mesmo que pedir permissão ao “inalcançável” intelectual Alexandre Belo para conceder o título de “Doutor Honoris Causa” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva?
Não custa lembrar que a UFPB, assim como as demais universidades públicas, avançou muito nos últimos 13 anos com a expansão e o acesso de milhões de brasileiros, outrora excluídos desse valioso patrimônio público nacional. Além de inclusiva, a estrutura da educação superior foi além do ensino, pesquisa…”