Deputado denuncia calote e “irresponsabilidade ” do Governo RC contra municípios onde prefeitos não são aliados: “Só penaliza a população”
A denúncia é do deputado Janduhy Carneiro (Podemos). Conforme pronunciamento na Assembleia, o parlamentar afirmou que o Governo do Estado vem dando um calote nos repasses da Saúde para os municípios de Cajazeiras, Monteiro e Pombal: “Trata-se, na verdade, de uma retaliação política, porque os prefeitos dessas cidades não são aliados do governador Ricardo Coutinho.”
“Com os atos de retaliação quem perde é a população com a precarização dos serviços essenciais das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), Samu (serviço de ambulâncias) e a Atenção Básica. E essa irresponsabilidade do Governo do Estado só penaliza a população. Há meses que o Estado não vem cumprindo com seus deveres”, observou o deputado.
Por falta de verbas e atrasos na liberação de recursos por parte do Governo estão levando prefeituras a um passo do colapso no atendimento de saúde. Segundo Janduhy, essa atitude está relacionada “ao fato dos prefeitos não terem votados no governador Ricardo Coutinho nas eleições de 2014”.
E arrematou: “Os municípios, já em crise, estão tendo ainda que suprir a falta de repasses do estado. A população não pode sofrer em face de retaliação política. Acima dos interesses políticos, está o interesse da população. Até providências judiciais foram tomadas para receber o que é responsabilidade do governo estadual.”