Oposição suspeita que empréstimo “toque de caixa” será usado para pagar 13º e não para obras
Dois assuntos pautaram os trabalhos na Assembleia, nesta terça (dia 3). Um deles foi a revelação de que o governador Ricardo Coutinho percebeu vencimentos de R$ 54,8 mil desde o mês de abril. Depois, foi o pedido de mais um empréstimo do governador, no valor de R$ 189 milhões. O projeto foi aprovado a toque de caixa, mesmo com o voto contrário da oposição.
Com mais esse empréstimo, Ricardo Coutinho se tornou o governador que mais endividou a Paraíba em sua História. Os governistas alegam que os recursos serão aplicados, genericamente, em obras de infraestrutura. Mas, a oposição suspeita de que o dinheiro será utilizado mesmo para o pagamento do 13º do funcionalismo, ante especulações de que o caixa do Estado está em dificuldades.
A aprovação se deu em tempo recorde: em menos de 24 horas os governistas aprovaram na Comissão de Constituição e Justiça, sob a batuta da deputada Estela Bezerra, e também em plenário. A oposição questionou, mas não adiantou muito, por ser minoria na Casa, liderada pelos deputados Bruno Cunha Lima, Camila Toscano, Eliza Virgínia, João Henrique, Renato Gadelha, Daniela Ribeiro e Janduhy Carneiro.