Associação defende secretário contra a denúncia de maquiagem dos números da violência
Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados (Adeptel) emitiu nota, no íncio da tarde desta quinta (dia 14), endossando os números apresentados pelo secretário Cláudio Lima (Segurança), indicando queda da violência na Paraíba. Nos últimos dias, os deputados Janduhy Carneiro e Toinho do Sopão contestaram os números apresentados pelo Governo, com acusação inclusive de que os índices foram maquiados.
O secretário, inclusive, chegou a polemizar enfaticamente com o ex-deputado Gilvan Freire que, durante participação no programa Polêmica Paraíba, da última quarta, afirmou ter ouvido de um delegado que “os números anunciados pelo Governo Ricardo Coutinho foram maquiados”. O secretário demonstrou irritação e assegurou que os números são reais, apesar das críticas da oposição na Assembleia.
Eis a nota distribuida pela Adepetel: “Tendo em vista o que está sendo propalado pela mídia a Adeptel (Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil), achou-se instada a se manifestar no sentido de reiterar sua confiança no Governador do Estado da Paraíba, e, outrossim, chancelar e acreditar na veracidade das estatísticas apresentadas a todos pela Secretaria de Segurança Pública. Postulamos por uma rigorosa apuração dos fatos, com a consequente delimitação da autoria.”
A polêmica começou depois que o governador Ricardo Coutinho anunciou, com comemoração, a redução dos índices de violência na Paraíba. Então, poucas horas depois, ocorreu uma escalada de criminalidade, com vários homicídios, corpos retalhados e jogados nas ruas e o aumento de assaltos. Num deles, foi vítima, inclusive, o radialista Padre Albeni, que ainda foi atingido pelo disparo de um bandido.
Vários deputados contestaram os números do Governo RC na Assembleia, a exemplo de Janduhy Carneiro e Toinho do Sopão, que acusaram o secretário Cláudio Lima (responsável pelas informações) de maquiar as estatísticas e passar uma falsa impressão de redução da violência no Estado.