MST volta ocupar sede do Incra contra “o golpe de 2016 e o retrocesso no Governo Temer”
A sede do Incra em João Pessoa está novamente ocupada. Integrantes do MST (Movimento dos Sem-Terra) invadiram, desde a madrugada desta segunda (dia 16) as suas instalações para protestar contra “o golpe de 2016”, a “criminalização da luta pela terra” e “o retrocesso provocado pelo Governo Temer contra os trabalhadores rurais”.
Em nota, o MST aponta as novas ofensivas contra a reforma agrária, como a titulação dos assentamentos e a lei da grilagem, “estratégias do Governo Federal para continuar promovendo a concentração fundiária e a ‘estrangerização’ das terras em todo País”.
O movimento reivindica do Governo Temer a recomposição do orçamento e das políticas para reforma agrária e denunciam os cortes das políticas de infraestrutura dos assentamentos, de créditos para a reforma agrária como o fomento mulher, para o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) que estariam trazendo prejuízos aos trabalhadores rurais.
Diz ainda a nota: “Ocupar o Incra torna-se uma necessidade dentro da conjuntura nacional, uma vez que o instituto vem se transformando em balcão para negociatas da lógica do Governo Temer ao invés de ser um agente executor da reforma agrária.”