70 anos da Câmara: ministro diz que combate à corrupção exige envolvimento do cidadão
O ministro Wagner de Campos Rosário (Transparência, Fiscalização e CGU) pontuou que “o cidadão é peça fundamental na prevenção à corrupção no País”. Suas declarações foram dadas, durante palestra que proferiu, esta terça (dia 24), Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado, como parte das comemorações de 70 anos da Câmara de João Pessoa.
A palestra integrou o ciclo “Câmara Aberta: Diálogos da Democracia”, e contou com dezenas de autoridades, entre elas os vereadores de João Pessoa, que compareceram em massa, integrantes das regionais Paraíba e Pernambuco da CGU, integrantes do Judiciário paraibano, deputados estaduais, advogados e estudantes, que lotaram o auditório.
Após a explanação do ministro, enfatizando que todas as iniciativas que os órgãos de controle têm tomado no combate à corrupção de nada adiantam “se a população não tomar consciência da importância de fiscalizar os atos do poder público do País”. O debate foi conduzido pelo coordenador do Gaeco na Paraíba e pelo controlador-geral do Município, com a participação efetiva do público presente.
O procurador Otávio Paulo Neto destacou: “Os gestores têm a obrigação de disponibilizar a informação e torná-la compreensível para que a população possa participar do processo de fiscalização, a fim de ela possa, efetivamente, evitar a corrupção. Precisamos de uma sociedade de propósito, que tenha a consciência de que ela é o patrão e que precisa fiscalizar os atos de seus entes públicos”.