Prefeitura de João Pessoa credencia mais dois hospitais para realização de transplantes
Uma boa notícia para que precisa de transplantes de rins e fígado. A Prefeitura de João Pessoa acaba de celebrar, em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde), convênios com os Hospitais Memorial São Francisco e Nossa Senhora da Neves para a realização de transplantes. “Nós ficamos felizes de poder oferecer mais essa alternativa às pessoas que precisam”, comemorou o prefeito Luciano Cartaxo.
Com o credenciamento de mais duas equipes transplantadoras, a Paraíba passa a ter cinco equipes capacitadas para realização desses procedimentos, sendo três hospitais para transplantes de rins (dois em João Pessoa e um em Campina Grande) e dois para transplantes de fígado, ambos na Capital. Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante realizou 140 transplantes, sendo 114 de córnea, 25 de rim e 1 de fígado.
“A partir deste credenciamento para contratação de prestação de serviços das duas instituições, estamos ampliando o acesso para que mais pessoas fiquem assistidas e de forma mais rápida. Essa tem sido o principal foco dessa gestão, garantir a assistência à população de forma integral e contínua”, destacou o secretário Adalberto Fulgêncio (Saúde).
Transplantes – O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos. O Sistema Único de Saúde oferece assistência integral ao paciente transplantado.
Atualmente, no Brasil, os órgãos e tecidos que podem ser transplantados são: pulmão, pâncreas, vasos sanguíneos, intestino, ossículos do ouvido, pele, coração, válvulas cardíacas, córneas, medula óssea, fígado, rins, tendões e meninge.