Maranhão acompanha em Camalaú início das obras da segunda etapa do Programa Integrado do São Francisco
O senador Zé Maranhão prestigiou, nesta sexta (dia 10), a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras na Barragem Camalaú. As obras, que serão tocadas pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), estão estimadas em R$ 10,7 milhões, e fazem parte do segunda etapa do Programa Integrado do São Francisco.
Segundo o coordenador Dnocs, Alberto Gomes Batista, as obras deverão ser concluídas em seis meses. Os serviços incluem a recuperação, automação e modernização da barragem que vai perenizar o Rio Paraíba, até a Barragem do Boqueirão, para beneficiar Campina Grande e 18 municípios do compartimento da Borborema.
O evento contou com a participação de prefeitos de toda a região, além de vários deputados, entre os quais João Henrique, Raniery Paulino e Renato Gadelha. “Essa é uma obra fundamental para que a Barragem de Camalaú possa cumprir sua finalidade de contribuir para o abastecimento d’água na região, integrando o complexo da Transposição”, destacou Maranhão, que viabilizou, junto ao Governo Federal, a liberação dos recursos.
Na ocasião, também foram assinados convênios das Prefeituras com o Dnocs para a perfuração de poços artesianos em localidades onde as águas da Transposição não chegam.