Paraibano assume em Brasília diretoria da SEAD que administra Garantia Safra
O paraibano Elias Freire tomou posse, esta segunda (dia 4), em Brasília, como diretor na SEAD (Secretária Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Elias, natural de Sumé, é professor titular do IFPB e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG.
A SEAD é responsável pelos programas governamentais de reforma agrária; promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares; identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos.
Já o Departamento de Financiamento e Proteção à Produção, que está assumindo, desenvolve ações específicas, visando criar condições para que as famílias agricultoras possam melhorar a qualidade de seus produtos, assegurando mais capital e mais proteção à produção e à renda.
O DFPP conta em seu organograma com cinco Coordenações: do Garantia Safra; de Financiamento à Produção Rural; do Seguro da Agricultura Familiar; de Cooperativismo; e de Diversificação Econômica,
Apoio à Agricultura e Apoio Comercialização.