Muda a bancada federal com licenças de Romero Rodrigues e Benjamim
A bancada federal da Paraíba deverá sofrer uma mudança em sua geografia, logo após o São João. Os deputados Romero Rodrigues (PSDB) e Benjamim Maranhão (PMDB), por diferentes motivos, deverão anunciar licença de mandato pelos próximos 120 dias. Com essa licença, deverão assumir suas vagas Major Fábio e Armando Abílio.
Romero Rodrigues decidiu se licenciar para se dedicar à campanha em Campina Grande, onde será candidato a prefeito. Benjamim vai assumir a coordenação de campanha do ex-governador José Maranhão a prefeito de João Pessoa, e passar a cadeira para Armando Abílio, que praticamente já fechou o apoio do PTB à candidatura do peemedebista.
Há uma expectativa quanto à postura que irá adotar o Major Fábio. Como se sabe, o militar é um dos mais ferrenhos críticos do atual governador Ricardo Coutinho, aliado de Romero. O Major prega a aplicação da chamada PEC 300 e tem desferido farpas pesadas contra a gestão de RC, a quem considera um dos “piores Governo que a Paraíba já teve”.
Já Armando Abílio assume dentro da base da presidente Dilma, como já é Benjamim, portanto não se espera mudança no comportamento em relação ao Palácio do Planalto. A posse de Armando faz parte de uma operação para levar o PTB a apoiar o PMDB, mesmo depois do líder do partido na Câmara, deputado Gim Argelo, ter recomendado aliança com o senador Cícero Lucena.
Com as novas mudanças, o deputado Ruy Carneiro certamente já reviu sua posição, especulada há algumas semanas de se licenciar exatamente para dar vez ao Major Fábio. Com a licença de Romero, se Ruy deixasse a Câmara quem assumiria a sua vaga era o segundo-suplente Edivaldo Rosas, um dos principais aliados do governador RC. E adversário de Cícero, de quem Ruy será coordenador de campanha.