VÍDEO Senadores da PB votam pela intervenção e Cássio destaca que violência na Paraíba supera o Rio de Janeiro
Os três senadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima, Raimundo Lira e Zé Maranhão, votaram pela aprovação da intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Lira, como líder da bancada do PMDB, deu inclusive o encaminhamento pela aprovação. Maranhão justificou a medida como necessária e inadiável, diante do “grave problema que verificamos no Rio de Janeiro”.
Já o senador Cássio chegou a ser entrevistado pela Globo News e foi o mais contundente dos três. Cássio revelou ter pedido audiência com os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Torquato Jardim (Justiça), para que se “esclareçam os critérios de escolha da intervenção no Rio, porque o problema da violência é até mais grave em outros Estados”.
Cássio citou o caso da Paraíba: “Ora, segundo números veiculados pela própria Globo News, sobre a violência nas capitais, João Pessoa se apresenta como a 4ª Capital mais violenta do País, bem acima do Rio de Janeiro, que vem em 23º lugar nesse ranking, então precisamos saber porque medidas são anunciadas apenas para o Rio, enquanto outros Estados apresentam problemas até mais graves”.
Cássio apresentou números, indicando que, de 2003 até 2010 (período em que foi governador) foram registrados 7.400 homicídios. Já no período de 2011 a 2017 (período do Governo Ricardo Coutinho), ou seja um ano a menos, já são mais de 10.300 homicídios.”
Mapa da Violência – Uma mapa da violência exibido pela GloboNews mostra que, em 2016, João Pessoa se encontrava em 4º no ranking, com um taxa de homicídios de 60,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes, contra, por exemplo, o Rio de Janeiro, que vinha em 23º na escala, com uma taxa de assassinatos de “apenas” 13,6 por grupo de 100 mil.
Confira entrevista do senador…