COM AS CHUVAS Boqueirão deverá liberar comportas para alimentar a Barragem de Acauã
As águas do Açude de Boqueirão deverão começar a abastecer a Barragem de Acauã, dentro dos próximos 30 dias, diante das chuvas recentes que caíram no Estado e que contribuíram para aumentar o estoque do açude. A informação é do engenheiro Alberto Gomes, coordenador estadual do Dnocs na Paraíba.
Segundo Alberto, o reservatório Acauã está com apenas 7,6 milhões de metros cúbicos, 3,1% de sua capacidade, que é de 253 milhões de metros cúbicos, “ou seja, a Barragem de Acauã está praticamente seca e a única forma de salvá-lo é abrindo as comportas em Boqueirão”. Não se sabe ainda quanto será liberado para Acauã, vai “depender de estudos que estão sendo realizados”.
A decisão, conforme o coordenador do Dnocs, é de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Águas) e serão necessários estudos para não prejudicar o abastecimento de Campina Grande e região está fora de cogitação. Boqueirão está com 46 milhões de metros cúbicos, pouco acima de 11% de sua capacidade máxima, que é superior a 411 milhões de metros cúbicos.