Mistério: Freire vem a João Pessoa e se reune sigilosamente com Nonato (e Agra) na sexta
Os passageiros que embarcaram para São Paulo, na tarde da última-sexta (dia 22), no Aeroporto Castro Pinto, testemunharam quando o deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS, se preparava para seguir no mesmo voo. Freire, que esteve em João Pessoa, estava acompanhado do jornalista Nonato Bandeira, pré-candidato a prefeito.
Houve muitas especulações sobre a visita misteriosa de Freire. Porém, a informação mais consistente (não confirmada ainda) indica que Freire veio para se reunir com o prefeito Luciano Agra. Freire teria insistido no convite para Luciano Agra se filiar ao PPS e assumir o comando do partido na Paraíba, inclusive para ancorar a candidatura de Nonato.
Agra teria pedido um tempo ao presidente do PPS para analisar a proposta, e teria prometido inclusive dar uma resposta logo após o São João. O prefeito também avalia um convite feito pelo PT, para retornar ao partido de onde saiu juntamente com Ricardo Coutinho, quando houve o cisma interno, provocando o racha anterior às eleições de 2004.
O maior obstáculo para sua filiação ao PT seria o fato do partido, atualmente, estar minado com simpatizantes do governador Ricardo Coutinho, a exemplo do superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, que ainda advoga coligação do partido com o PSB. Dentro do PT, ficaria submisso às várias tendências do partido, e poderia passar os mesmos problemas que passou no PSB.
A condição de Agra para se filiar ao PT seria o partido afastar dos seus quadros os petistas simpáticos a RC. Mas, a direção nacional já sinalizou que não aceitaria promover essa caça as bruxas. A outra opção seria Agra simplesmente apoiar o candidato Luciano Cartaxo, impondo a candidatura de Nonato Bandeira na vice. O problema é que o PT tem resolução impedindo aliança do partido com o PPS.