DATAFOLHA Lula lidera pesquisa a presidente com 31% mesmo após prisão em Curitiba
Impressiona a vitalidade eleitoral do ex-presidente Lula. Mesmo preso em Curitiba, o petista mantém níveis notáveis de aprovação, conforme a última pesquisa Datafolha, que dominou o noticiário político do final de semana. Lula aparece com aproximadamente 31% da preferência eleitoral (em pesquisa anterior à prisão, tinha 37%), bem à frente do deputado Jair Bolsonaro (15%) e Marina Silva (10%).
A novidade é o surgimento do ex-ministro Joaquim Barbosa que estaria, a preço de hoje, com cerca de 8% de preferência, à frente de Geraldo Alkimin (6%), Ciro Gomes (5%) e Álvaro Dias (3%). E, num cenário em que Lula não seria candidato, então Bolsonaro vai a 17% e fica virtualmente empatado com Marina (15%, enquanto Ciro e Barbosa ficam com 9%.
O PT, conforme várias declarações de seus dirigentes, irá insistir com a candidatura de Lula, mesmo preso. Há controvérsia sobre a legalidade de sua postulação. Há quem aposte que, atingido pela Lei da Ficha Limpa, Lula estaria inelegível, e o TSE já sinalizou nessa direção. Mas, advogados do PT argumentam que Lula poderia ser candidato sub judice.
Pelo visto, essa será a polêmica dessas eleições. Com risco de só desatar no Judiciário e após o pleito.