Obra muda perfil do Bairro de São José com novas moradias para 336 famílias
Há obras que marcam pela sua importância social. E há ainda aquelas, que além da relevância, espelham também a coragem do gestar realizar ante tantos obstáculos que fizeram antecessores recuar. É o caso da urbanização do Bairro São José, em Manaíra. Muitos projetos foram apresentados e prometidos para oferecer aos seus moradores mais dignidade. E não foram executados.
Dai a importância multiplicada das obras ora tocadas pela Prefeitura de João Pessoa, com a construção de um novo residencial, capaz de acolher 336 famílias, atualmente morando em precárias condições de habitabilidade. A obra, que foi vistoriada nesta terça (dia 8), pelo prefeito Luciano Cartaxo, tem um orçamento de R$ 28 milhões, um valor irrisório, considerando os efeitos sociais.
O residencial deverá ser concluído e entregue em julho, conforme adiantou o prefeito: “Estamos oferecendo uma mudança significativa na vida de 336 famílias da comunidade. Não é à toa que João Pessoa conseguiu reduzir em 25% a pobreza nos últimos anos, segundo pesquisa publicada na Revista Valor Econômico. Isso mostra que nossa gestão é humanizada, que cuida das pessoas e faz os investimentos necessários em áreas essenciais como saúde, educação e habitação, como vemos neste Residencial.”
Cartaxo lembra como essa e outras obras estão “transformando o bairro, dando oportunidade de estas pessoas viverem com dignidade, em apartamentos de muita qualidade, com varanda, espaços de convivência, jardinagem, iluminação, ônibus na porta, toda a infraestrutura para viver melhor”.
Auxílio Moradia – Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco do bairro deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local. Na área, a construtora realizou um trabalho de sustentação da barreira para dar prosseguimento à construção dos apartamentos e também inovou ao contratar, através da construtora, 30% da mão de obra entre os próprios moradores que posteriormente serão beneficiados com a entrega dos apartamentos.