Câmara debate uso do cannabiol para fins terapêuticos em João Pessoa
A Câmara de João Pessoa pautou, nesta terça (dia 8), um debate dos mais polêmicos, em relação ao uso de medicamentos contendo cannabiol (derivado da maconha) para fins terapêuticos. O debate foi proposto pelo vereador Tibério Limeira, que evidenciou os “avanços obtidos na utilização da cannabis para fins terapêuticos pela Liga Canábica Paraíba”.
Segundo Tibério, a entidade é referência na Paraíba, Brasil e também internacionalmente pelo tratamento que tem dado dignidade e qualidade de vida a pessoas com doenças como Parkinson, Alzheimer, Câncer, Epilepsia, Esclerose múltipla: “É de grande importância a ação militante dessas pessoas por essa causa, dando cada vez mais amplitude ao uso dessa planta que pode salvar vidas.”
O vereador destacou que a Liga foi fundada dia 6 de setembro de 2015 a fim de fortalecer o acesso à cannabis e a disseminação do conhecimento dela para uso terapêutico. Já exerceu atividades no Senado Federal com a tramitação de um projeto para o fim da proibição do uso terapêutico da cannabis, assim como palestra no Poder Judiciário.
Reunião – O presidente da Câmara, vereador Marcos Vinícius (PSDB), recebeu o presidente da Liga Canábica, Júlio Américo Pinto Neto, o consultor jurídico da associação, Lucas Oliveira e ainda o vereador Tibério Limeira para dialogar como a Câmara de João Pessoa pode ajudar a Liga na construção de políticas públicas para o tratamento.