Maranhão cobra redução do ICMS e tributos federais: “O cidadão pagar 45% de impostos na gasolina é um absurdo”
O senador Zé Maranhão se incorporou ao movimento que pede a redução de impostos ao Governo do Estado e também ao Governo Federal, como forma de reduzir o impacto no preço dos combustíveis e superar a atual crise que o País enfrenta. A Paraíba, como se sabe, aplica nada menos do 29% de ICMS sobre os combustíveis, o que encarece ainda mais.
Nos moldes do que já havia sugerido no Senado, na última quinta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que isenta diesel das alíquotas do PIS e do Cofins até 31 de dezembro de 2018. Para o senador, além de medidas como estas, que serão votadas agora no Senado, é necessário também reduzir o ICMS que, somados o que cobram o governo federal e os estaduais, chega a 45% do valor pago pelo cidadão pelos combustíveis: “O cidadão 45% de impostos na gasolina é um absurdo.”
Além do mais, Maranhão também defende mudança na política de preços da Petrobrás: “O presidente Temer precisa chamar Pedro Paulo Parente e dar a ele a opção: ou cede aos interesses do Brasil, e muda a política de preços da Petrobrás, ou deixa o cargo para alguém que tenha mais patriotismo, que tenha mais compromisso com a nacionalidade.”