BLOG HÉLDER MOURA Wilson Filho é acusado pela PF de integrar “organização criminosa” e usar Ministério do Trabalho em farra de registros sindicais
Caiu como uma bomba as informações sobre a Operação Registro Espúrio da Polícia Federal, que envolveu o deputado Wilson Filho (PTB). A PF chegou a pedir a prisão de Wilson e mais os deputados Paulinho da Força (SD-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO), acusados de lotearam o Ministério do Trabalho para a concessão de registros sindicais.
De acordo com a PF, “o núcleo político do esquema teria como participantes o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, os deputados Paulinho da Força, Wilson Filho e Ademir Camilo Prates Rodrigues (MDB-MG) e os senadores Dalírio Beber (PSDB-SC) e Cidinho Santos (PR-MT/licenciado, todos investigados por crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.
Segundo O Globo, “a prisão dos parlamentares chegou a ser pedida pela PF, mas foi rejeitada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda segundo investigadores, um dos objetivos da operação é apurar “loteamento” do Ministério do Trabalho pelo PTB e pelo Solidariedade”.
Cerca de 320 policiais federais estão cumprindo 64 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e 15 de temporária, além de outras medidas cautelares. Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e estão sendo cumpridos no Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
Investigações – Segundo o Ministério Público Federal, a Polícia Federal identificou um esquema criminoso com cinco núcleos: administrativo, político, sindical, captador e financeiro. O núcleo político era formado por parlamentares e ex-parlamentares e atuava indicando e mantendo em cargos estratégicos do ministério os servidores que faziam parte do esquema. Já o núcleo financeiro viabilizava os pagamentos (das entidades sindicais para os envolvidos), valendo-se da simulação de contratos fictícios de trabalho.
Mais em https://goo.gl/m1t9km