Debate, guerra em redes sociais e pesquisas no jogo das coincidências de início de campanha
As últimas horas, meu caro Paiakan, têm sido de curiosas coincidências. Senão vejamos: um dia após o debate da TV Arapuan, eis que surge uma pesquisa do instituto Consult. O detalhe foi que, logo depois do debate, uma tropa de choque girassol invadiu as redes sociais para proclamar, com toda ênfase, que o candidato João Azevedo (PSB) havia ganho o debate. Como se tivesse havido algum vencedor… Estratégia bem surrada. Gasta.
Na verdade, tirando a competente e profissional condução do debate, pouco se viu de empolgante. De hilário, a confusão, proposital ou não, que o senador Zé Maranhão fez com o nome de Lucélio, trocando por Luciano. Talvez com um ou outro momento de brilho do candidato Tárcio Teixeira. E o “novato” Lucélio também não decepcionou. Mas, o embate foi sonolento. A verdade é que os candidatos vão ter que se esforçar um pouco mais para comover o eleitor.
Então, como que, para arrematar, veio a pesquisa. Parecia a cereja do bolo. O que trouxe a Consult? Um cenário pra lá de estranho, e contraditando o que se conhecia até o momento. Mostrou o senador Zé Maranhão em queda livre (com 22,5%), quando se supunha acima dos 30%. Apresentou Lucélio Cartaxo com 16,2%, quando sinais de fumaça apresentavam números superiores a 20% e, finalmente, João Azevedo com 21,35%, quando… bem, inclusive com esse detalhezinho do meio por cento.
Restaram, como era de se esperar, indagações. O cidadão ainda tem o direito de questionar, não é? Pois, o que terá acontecido de tão impressionante nas últimas semanas para justificar a queda de Zé, ou o crescimento avassalador de João? Pergunta a ser respondida nas cenas dos próximos capítulos. Ou até que venham as próximas pesquisas.