Juiz acata contestação contra pesquisa e dá 48 horas para instituto explicar números
A Justiça Eleitoral, enfim, começa a abrir os olhos para certas pesquisas veiculadas na Paraíba. Foi o caso da pesquisa do Instituto Datavox, contestada pela coligação “Porque o povo quer”, do candidato Zé Maranhão. Os números, como se sabe, foram anunciados horas após a veiculação de uma outra, do Ibope, com números inteiramente diferentes.
O juiz Emiliano Zapata, do Tribunal Regional Eleitoral, decidiu acatar o pedido de investigação apresentado pelo senador. Em seu despacho, nesta quarta (dia 29), o magistrado deu um prazo de 48 horas para o Datavox fornecer todos os dados de sua amostragem. Ele fundamentou sua decisão no que dispõe a Resolução nº 23.459/2017, que garante o acesso aos dados de qualquer pesquisa registrada junto à Justiça Eleitoral.
De acordo com os números da pesquisa contestada do Datavox, o candidato João Azevêdo (PSB), estaria na primeira posição com 26,5% das intenções de voto, seguido por Maranhão (20,7%) e o candidato do PV, Lucélio Cartaxo, (15,3%). Na pesquisa Ibope, Maranhão vinha com 31%, seguido por Lucélio (18%) e Azevedo (17%).
Com osguedes.com.br