O exemplo da transparência na condução de construção do novo prédio da Câmara
A verdade é que a administração do vereador Marcos Vinicius à frente da Câmara de João Pessoa trouxe avanços, que não estamos acostumados a testemunhar noutras casas legislativas. Veja o caso da Assembleia da Paraíba. Promoveram reformas na sede, alugaram o prédio de um hotel inteiro e até espaços extras, inclusive para estacionamento, e não se prestou contas, em nenhum momento, dessas iniciativas.
O paraibano não tem a menor ideia do tamanho dessa fatura, até porque a Casa não vem tendo o hábito de prestar contas, inclusive ao Tribunal de Conta do Estado. Pois, exatamente o contrário dessa prática tem sido aplicado na Câmara de João Pessoa, em relação, por exemplo, ao novo prédio do Legislativo.
O projeto foi amplamente debatido com os parlamentares, funcionários e lideranças comunitárias. E, depois, foi apresentado formalmente à sociedade, ao Ministério Público, à Justiça, ao Tribunal de Contas do Estado, todas as instituições de controle das contas públicos dentro de um inovador parâmetro de transparência.
Por isto, a gestão da atual Mesa Diretora, presidida por Marcos Vinicius, certamente ficará na história, não apenas por iniciativas com os eventos de virada legislativa e uso de aplicativos para democratizar as ações da Casa, mas também, e especialmente, pela transparência de suas ações. O cidadão sabe, até prova em contrário, o que está sendo realizado com o dinheiro público. De que forma está sendo aplicado.